terça-feira, 28 de abril de 2009

Uma nova ferramenta de comunicação

O verbo twitter em inglês significa gorjear (a fala dos passarinhos), ou falar rápido.


Twitter é o nome de um site que tem como principal característica a comunicação rápida entre amigos. Isso ocorre quando você se inscreve no site e ele se apropria dos e-mails de seus amigos, assim você consegue enviar ao seu grupo de amigos mensagens curtas de no máximo 140 caracteres pelo computador ou pelo celular. O resultado é uma rede de mensagens instantâneas que vem se multiplicando.


A pergunta básica que dá velocidade a essa ferramenta é: “O que você esta fazendo agora?” Assim, milhares de pessoas se comunicam diariamente e tem gente que leva a pergunta ao pé da letra, descrevendo minuciosamente suas atividades do dia a dia.


Projetado em 1992 pelo programador de softwares Jack Dorsey, o twitter como conhecemos hoje só passou a existir em 2006. A inspiração veio de um programa desenvolvido por Jack, onde era possível rastrear motoristas de táxis. O criador do twitter deixa de lado o rótulo de rede social, para ele o programa é uma rede de notícias.

Diante da facilidade de comunicação e percebendo o número de pessoas que usam o meio, o twitter vem sendo explorado por vários segmentos da sociedade, de palanque político até o uso por policiais. Na cidade de Milwaukee, policiais usaram o microblog pra espalhar notícias de crimes, dar dicas de como evitar assalto e até mesmo informações sobre o trâsnsito. A polícia de Milwaukee tem cerca de 920 seguidores.


A rede conta com 6 milhões de usuários, a maioria dos EUA e Japão. No Brasil o serviço cresceu em um ano 900%. Mas o grande desafio do twitter é falar com as massas, pois atualmente somente blogueiros, jornalistas, políticos e celebridades utilizam a ferramenta.

Nenhum comentário: