terça-feira, 7 de abril de 2009

Jornalista Multimídia



A jornalista e professora Pollyana Ferrari e também autora do livro Jornalismo Digital, participou de uma entrevista on-line com os alunos do curso de jornalismo da Faculdade Estácio de Sá. Ela contou sobre a experiência que teve quando trabalhou na revista Época em 1998, momento em que ocorreu o primeiro crossover de mídias no Brasil, com a capa “Leia e Ouça”. Mesmo com tantos recursos tecnológicos, Pollyana considera que o jornalismo on-line regrediu, e que a falta de conhecimento sobre o ciberespaço, faz com que os veículos tenham hoje, os mesmo questionamentos de dez anos atrás. Ela ainda faz uma crítica ao fato dos portais on-line, disponibilizarem em suas páginas os mesmo conteúdos oferecidos pelas Reuters. Como exemplo, citou o caso do portal G1, que vem digitalizando todo seu acervo e oferecendo conteúdo hipermidiático a todos os leitores.

Com o crescimento tecnológico a profissão do jornalista também vem passando por diversas transformações. Hoje o jornalista on-line tem que saber utilizar todas as ferramentas que existem no meio virtual, “do velho HTML ainda fundamental e básico, conceitos de flash, saber o que significa chuva de tags, RSS, redes sociais, pontão de cultura, blogosfera, XML, PHP, Linux; saber a diferença entre usar o firefox e todas suas maravilhosas abas, e o velho Explorer, perceber que o Orkut mudou radicalmente em matéria de arquitetura da informação. Usar RSS no dia-a-dia, participar de listas de discussão entendendo o código de conduta de uma lista”, conta a jornalista. O mercado quer que o jornalista multimídia seja completo, pois além de produzir a notícia, ela ainda é o responsável por inserir fotos, vídeos e links, como também pela edição de todo o conteúdo.

Quando perguntada sobre a importância do jornalista possuir um blog, Pollyana diz que essa experiência é fundamental, pois além de treinar a linguagem, a blogosfera dá a oportunidade para que o jornalista exercite seus conhecimentos sobre o uso das diversas ferramentas que fazem parte do meio digital. “Não só para treinar a linguagem, mas para criar o hábito diário de se reciclar, navegar. Pois o primeiro passo para entender a blogosfera é navegar muito. Blogueiro realmente incorpora o bordão 24×7. Sete dias por semana, 24 horas ligado”, declara a professora.

Mesmo sendo um profissional multimídia, o salário do jornalista que trabalha em veículos on-line ainda não é valorizado, segundo Pollyana a paixão pela Web e a procura por novidade, são os principais fatores para um profissional multimídia se dedique à carreira.